
Técnica de Baqueta
Técnica de baqueta (matched grip)
Existem duas formas de pegada de baqueta, a matched grip e a traditional grip. Para iniciantes é recomendável a matched grip, onde as duas mãos fazem o mesmo movimento, além de haver uma economia de energia, já que a matched grip foi desenvolvida para se tocar sentado, que é o caso do baterista.
Como segurar a baqueta.
O primeiro passo é dividir a baqueta três partes, o local correto para segurar a baqueta é na divisão da primeira para a segunda terça parte, este é o ponto de mais equilíbrio da baqueta, onde você vai conseguir o rebote necessário com todo o controle.
Depois você vai dividir a mão em duas partes, o polegar e o indicador vai formar a pinça. A pinça é o local onde você deverá colocar a pressão para segurar a baqueta, em resumo, segure a baqueta apenas com a pinça. Os outros dedos (médio, anelar e mínimo) vão formar a mola, que é responsável pelo movimento da baqueta.
Na hora de posicionar a baqueta lembre-se de alguns detalhes que são importantíssimos para uma boa execução:
• Mantenha um espaço na pinça, entre o polegar e o indicador, isso evitará lesões e uma execução tensa.
• Forme um triangulo com as baquetas, evite deixa-las paralelas, isso vai ficar mais fácil se você manter os polegares de lado, de maneira que uma unha “olhe” para a outra.
• Os nossos dedos (com exceção do polegar) são divididos por três partes chamadas “falanges”, na pinça, procure manter as baquetas na divisão da primeira para a segunda falange (aquele risquinho que está mais perto da ponta).
• O movimento da baqueta deve ser no sentido da palma mão, não deixe a baqueta pra fora.